segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O PREFEITO TOINHO DE DORINHA PRESTIGIOU EXPOSIÇÃO



No ultimo sábado, 28, um grupo de jovens do povoado São José que participam de capacitação pelo instituto ICODERUS apresentou a sociedade poçoverdense o que de melhor foi possível fazer com o beneficiamento do milho.
Depois de reativar o moinho daquela região, a turma produziu massa de milho (a mesma para fazer cuscuz vendida em supermercado) além de outros produtos como broa, bolos etc.
Tal projeto visa cumprir com um dos objetivos do trabalho: capacitar o jovem do campo bem como da zona urbana para que possam utilizar a aprendizagem adquirida no programa e repassar à comunidade durante o trabalho voluntário.
Outros grupos também têm mantido a prerrogativa de lutar pelo ideal sugerido: a quem ficou com animais de pequeno porte, agricultura entre outros...
O prefeito Toinho de Dorinha esteve presente no local parabenizou os jovens pela escolha na área em que desejaram capacitar-se e pelos produtos que eles produziram.
O Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável – ICODERUS – em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário; Trabalho e Emprego; Instituto Aliança e a Secretaria de Turismo da Bahia (órgão piloto do projeto) têm desenvolvido o projeto de capacitação de 120 jovens desde julho deste ano e deve encerrar as atividades agora em janeiro de 2009. O programa local está a cargo da coordenadora pedagógica Nanci Neide (na foto ela aparece ao lado do prefeito). Ainda não há informação se outras turmas venha a ser ofertada para o ano vindouro.
FONTE: CNNPVBLOGSPOT.COM

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ALTERAÇÃO

A PREFEITURA MUNICIPAL VAI REALIZAR O REVEILLON DA GENTE COM MAX E LUCAS E GEANE (ex Forro Maior). DIA 31 VAMOS JUNTOS DAR BOAS VINDAS A 2009.
TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA A FESTA DA VIRADA REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO VERDE.

BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

EXTRA! LOTERIAS DA CAIXA SERÃO SORTEADAS EM POÇO VERDE/SE!

O caminhão da sorte da Caixa Econômica Federal estará realizando os sorteios das loterias da Caixa na cidade de Poço Verde/SE. Os sorteios serão realizados de 12 a 18 de janeiro de 2009, no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar. No mesmo período, o município estará comemorando a festa do padroeiro São Sebastião e o 13° Poço Verde Fest.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

DEFENIDA A PROGRAMAÇÃO DOS BLOCOS PARA 13° POÇO VERDE FEST

A 13ª edição do Poço Verde Fest, maior prévia carnavalesca da região centro sul acontecerá nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 de Janeiro 2009.
Na Sexta-feira, 16, o Bloco da Prevenção “Agora Que São Elas” fará abertura com a banda Pitchula, na mesma noite bloco H vai descer a Avenida com Netinho;
Sábado dia 17, apenas o bloco Porradão com Harmonia do Samba;
Domingo dia 18, o Bloco H vai para avenida ás 13:00 horas com banda de frevo e a tradicional chuva artificial. E as 22:00 horas o bloco Porradão com Psirico. Ainda na mesma noite terá inicio a festa da praça de eventos seguindo a tradição da festa que é realizada na praça de eventos pela prefeitura municipal e na avenida pelos blocos carnavalescos puxados por grandes nomes da musica nacional.
Uma das novidades do Poço Verde Fest 2009 é que não competirá com a maior prévia carnavalesca do estado que é o Pré-Caju da Capital dos Sergipanos, em 2009 o evento acontece entre os dias 22 a 25 de janeiro.


GOVERNO PROMOVE SEMINÁRIOS PARA PREFEITOS ELEITOS E PRIMEIRAS-DAMAS

O prefeito Toinho de Dorinha e a primeira dama D. Edna participam do seminário que o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), promove entre os dias 15 e 17 de dezembro. Serão dois importantes seminários para facilitar ainda mais a aproximação entre a gestão estadual e os futuros administradores municipais. O primeiro deles será o I Encontro das Primeiras Damas de Município, realizado na próxima segunda-feira, 15, no Hotel Parque dos Coqueiros. Nos outros dois dias será a vez dos prefeitos eleitos se reunirem no mesmo local com representantes dos Governos Estadual e Federal.
Os dois eventos são uma clara demonstração dada pelo Governo do Estado para realçar o seu papel de parceiro dos futuros gestores. Nos encontros será mostrada a importância do trabalho em conjunto para o sucesso das ações desenvolvidas pelos Governos. O Estado vai apresentar ainda alguns dos projetos implementados durante os dois primeiros anos da gestão do governador Marcelo Déda.
O primeiro dia será marcado pelo encontro entre a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, e as futuras primeiras-damas dos 75 municípios sergipanos. O evento tem o papel de ressaltar a importância dessas mulheres na criação e aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para os habitantes das regiões, sobretudo as crianças e adolescentes. A idéia é que todas as primeiras-damas estejam engajadas na melhoria das condições de vida dos cidadãos, elaborando ações e contribuindo de maneira ativa dos projetos criados pelos prefeitos.
Durante o encontro, elas participarão de um painel sobre o panorama da educação no Brasil e em Sergipe, que contará com as presenças do secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, e o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira. Além disso, as primeiras damas poderão discutir junto à coordenadora da Área de Educação Formal do Instituto Ayrton Senna, Inês Kisil Miskalo, o presidente do Movimento Todos pela Educação, Mozart Santos, e o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Bahia/Sergipe, Ruy Pavan, a possibilidade de melhorar o futuro das crianças e adolescentes de seus municípios.
Parceria com os prefeitos
Depois das primeiras damas, será a vez dos futuros administradores municipais participarem de um encontro com o governador Marcelo Déda, secretários de Estado e alguns dos ministros que integram o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Seminário dos Prefeitos Eleitos pretende debater com os gestores a importância de dar continuidade a alguns projetos desenvolvidos pelo Governo do Sergipe, como as ações estaduais de combate à dengue lançadas no último dia 18 de novembro, concedendo aos prefeitos também a oportunidade de conhecerem os procedimentos para execução orçamentária da União e dos municípios, além de algumas das políticas da gestão dos Governos Estadual e Federal.
Além do governador de Sergipe, que fará a abertura do evento, o seminário contará com as presenças dos ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, da Saúde, José Gomes Temporão, e Educação, Fernando Haddad, e da Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães. Também confirmaram presença o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e o deputado federal Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB-ES).
Fonte: Agencia Sergipe de Noticias

sábado, 13 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL E BOAS FESTAS.

OUTRO NATAL ESTÁ CHEGANDO...

Corremos tanto para dar conta de nossas obrigações, que por vezes deixamos de retribuir um carinho, um sorriso, um olhar... O natal é para isto, é momento de deixar nascer essa criança pura e inocente e cheia de esperança que mora dentro de nossos corações. Vamos sentir o verdadeiro espírito de natal, distribuindo alegria, boas atitudes e gestos de amor. Natal é além de tudo, sinônimo de família, de união, de aproximação das pessoas, e quando estas pessoas se sentem próximas é sinal que o sentido do natal se realizou.
O governo Um Novo Tempo está completando 4 anos e a cada um deles procuramos fazer de uma equipe uma família para servir você.
A administração Um Novo Tempo quer que neste natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade. FELIZ NATAL!

Prefeitura Municipal de Poço Verde.

AUDIENCIA PUBLICA DEBATEU OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Conforme havíamos divulgado o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Fórum DCA-SE, estará realizando audiências públicas nos 8 (oito) territórios do Estado de Sergipe, com o objetivo de conhecer a estrutura da rede sócio-assistencial voltada à infância e adolescência de cada região.
Na ultima quinta e sexta-feira 11 e 12, Poço Verde foi sede da audiência Pública da região centro Sul de Sergipe que envolve os municípios de: Lagarto, Riachão do Dantas, Poço Verde, Simão Dias e Tobias Barreto.
A abertura oficial aconteceu na quinta-feira por volta das 19: h, na câmara municipal de vereadores e contou com a participação do prefeito Toinho de Dorinha, do juiz da comarca local Dr. Luiz Manoel Pontes, de Thiago Jose de Carvalho presidente do conselho estadual dos direitos da criança e do adolescente, da coordenadora do fórum DCA-SE Lídia Rego, de representantes de entidades e da sociedade civil.
O adolescente Jairo de Souza fez parte da mesa representando a classe e o grupo de flauta Ritmo Doce do projeto Educar Para Cidadania de Poço Verde fez a apresentação de abertura do evento.
Na sexta-feira, 12, o evento teve continuidade na Escola Estadual Claudionor Santana e aconteceu conforme a programação divulgada, destaque para apresentação da banda de pífano mirim do povoado Saco do Camisa (Poço Verde), que ao som de gaitas e zabumbas cantaram o hino nacional encantando os presentes.
contou com a participação O evento contou com a participação da secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social Ana Lucia, de vereadores, secretários municipais, presidentes de conselhos de direitos da criança e do adolescente, assistentes sociais, conselheiros tutelares entre outros.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

SAIBA MAIS SOBRE OS 18 ANOS DO ECA

Na década de 80, diversos setores da sociedade brasileira se uniram num movimento a favor dos direitos de crianças e adolescentes e pela melhoria da qualidade de vida dessa população. Com a redemocratização do Brasil, em 1985, o movimento por uma infância e juventude permeada de direitos, começou a ganhar mais força. Naquele momento se dá o início de toda uma articulação, mobilização e colaboração nacional na construção do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
Com a instalação da Assembléia Nacional Constituinte, em 1987, formou-se um grupo de trabalho que procurou sintetizar, em forma de dispositivo legal, os direitos humanos para meninos e meninas. Nasceu assim, o artigo 227 da Constituição Federal - a base para a elaboração do ECA, que no dia 13 de julho deste ano completou 18 anos.
Para comemorar este importante momento e ainda os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ambos frutos de uma luta histórica da sociedade civil organizada e dos órgãos governamentais, o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sergipe, lançou o Projeto 18 ANOS DO ECA: MOBILIZAR E PARTICIPAR PARA GARANTIR E EFETIVAR DIREITOS HUMANOS, cujo objetivo é conhecer a estrutura da rede sócio-assistencial voltada à infância e adolescência no Estado, a partir da criação de um espaço de ouvida da problemática, dos limites e entraves para a efetividade dos direitos da criança e adolescente, possibilitando a produção da crítica pública sobre as condições de efetivação desses direitos, entre estes a descentralização político-administrativa nos moldes da Política Nacional de Assistência Social, dando visibilidade pública da Situação da política de atendimento e possibilitando a melhoria no processo de articulação entre os atores do Sistema de Garantia de Direitos – SGDs, enfim, para possibilitar um maior conhecimento da política da infância em Sergipe.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PROJETO FORTALECE A CULTURA DO MUNICIPIO

Poço Verde foi contemplado com o projeto BNB de Cultura, através do projeto de estruturação das Bandas de Pífanos do município, o qual visa resgatar e fortalecer a cultura local. Tal projeto visa proporcionar para a população a redescoberta da identidade cultural do povo Poçoverdense com a recuperação de grupos folclóricos que fazem parte da história do município, estruturando e dando-lhes condições de mostrarem seu trabalho. No município há cerca de 8 bandas de pífanos, essas receberam instrumentos e indumentárias novas.

RESERVA EM POÇO VERDE SERÁ EXPLORADA

Uma boa noticia para a população de Poço Verde. Estudos em fase final de conclusão já comprovam que o município uma rica reserva de mármore negro em uma área de aproximadamente cinco mil hectares. A reserva compreende os povoados São José, Saco do Camisa, Tabuleirinho, Cacimba Nova e Recanto. Na semana passada representante da Graminas Mineração e Comércio de Granitos, responsáveis pelo empreendimento, estiveram reunidos com o secretario de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, para discutir as estratégias para o inicio da exploração. Eles foram levados pelo prefeito do município, Antonio da Fonseca Dórea.
Segundo o proprietário da Graminas, o geólogo Clever Porfírio Garcia, os trabalhos para a descoberta da reserva iniciaram na década de 80 pela CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, hoje Serviço Geológico de Brasil), que apresentou alguns levantamentos no Nordeste, mais especificamente nos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia, indicando pontos de ocorrência de um metacabornato.
Em Sergipe, a empresa vem realizando os estudos há aproximadamente cinco anos. A estimativa de Porfírio é de até fevereiro de 2009, a empresa apresente os relatórios finais da pesquisa ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
A expectativa em torno da exploração é muito boa na avaliação de Clever Porfírio. Pela qualidade do mármore extraído, ele aponta que será possível ao país substituir a importação do produto da Espanha. “Se não houver nenhum contratempo, e a gente acredita que não irá acontecer, futuramente iremos substituir essa importação”, avalia.
O mármore negro tem uma serie de utilidades, seu mercado é mais forte é o da construção civil, servindo de pisos, revestimento, além da fabricação de esculturas. Por enquanto, de acordo com ele, essa é a única reserva brasileira desse tipo de mármore. “Tive a informação através de outras pessoas, que foi encontrado na Bahia um mármore desse tipo, mas que apresentou defeito de trincas fraturas, o que inviabilizou o aproveitamento dele”, conta Porfírio.
Dependendo praticamente apenas da concretização da licença ambiental para iniciar os trabalhos de exploração, o representante da Graminas estima que o investimento inicial seja em torno de R$ 2 A 3 milhões. Assim que estiver funcionando, a reserva deve gerar em torno de 150 empregos diretos, além dos direitos, graças à movimentação de toda uma cadeira produtiva de serviços.
“Temos um leque grande de possibilidades de crescimento diversificado, uma vez que o material, um calcário carbonato de alto grau de pureza, pode apresentar diversificações de utilização, como corretivo de solo, fabrico de cimento, aglutinador de produtos químicos e até na produção de ração”, lista Clever Porfírio.
Para o prefeito Toinho de Dorinha, a exploração da reserva de mármore é uma excelente noticia para o município. “É extremamente importante por que é mais um meio de geração de emprego e renda para toda região, que vive basicamente da agricultura familiar. Já estamos trabalhando e faremos todo o possível para concretizar o investimento”, garante o prefeito, que irá disponibilizar a doação da área para instalação da unidade de produção.Já o secretario Jorge Santana afirmou que o governo dará todo apoio para viabilizar o inicio da exploração da reserva. “Temos total interesse de colaborar para o desenvolvimento da região, e faremos o que estiver ao nosso alcance para garantir o inicio dos trabalhos”, enfatizou Santana.
fonte: Jornal da Cidade publicação Domingo e Segunda.