segunda-feira, 30 de março de 2009

PREFEITURA DE POÇO VERDE PRIORIZA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO

Publicada: 29/03/2009 Jornal da Cidade

Investir na melhoria da educação tem sido um compromisso permanente da administração municipal de Poço Verde nos últimos quatro anos e três meses. Não há dúvidas que nesse período, o setor mudou, e mudou para melhor. A prefeitura iniciou uma política de valorização do magistério a partir do permanente diálogo com a categoria, garantindo investimentos salariais e na qualificação, que têm proporcionado avanços significativos no nível de aprendizado dos estudantes. Uma prova concreta dessa nova realidade é o desempenho do município na mais completa avaliação do ensino público no país. Poço Verde alcançou a melhor colocação em Sergipe no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), ficando entre os melhores 60 do país, numa disputa com mais de 5.400 municípios brasileiros. Os reajustes salariais, desde 2005, têm sido um diferencial para o magistério. No primeiro ano da administração “Um Novo Tempo”, os professores receberam um aumento histórico de 25%, colocando Poço Verde na categoria dos melhores salários para professores em todo o Estado de Sergipe. Além disso, a atual administração nunca se negou a receber a classe para o diálogo. Exemplo claro disso é o progressivo aumento nos vencimentos dos docentes municipais a cada ano. Em 2006 foi de 4,6%; em 2007 foi de 3%; em 2008 de 9,2%, perfazendo um total de 41,8% de aumento nestes quatro anos de gestão. Outro benefício para o professor foi o pagamento da titulação, um direito que nunca foi colocado em prática no município. A prefeitura começou a pagar a gratificação a partir de agosto de 2008, e hoje contempla 134 professores, variando entre 5 a 20%. Vale lembrar que Poço Verde foi o primeiro município do interior de Sergipe a implantar a Gestão Democrática, uma política pública que merece destaque. Trata-se de uma conquista valiosa, pois garante a participação maior dos pais e da comunidade como um todo no processo de aprendizagem dos seus filhos. A melhor notícia é que os investimentos não param. Um dos exemplos é a construção de laboratórios de informática nas escolas da rede municipal. Três estabelecimentos (Presidente José Sarney, Governador Valadares e Dona Caçula Valadares) já contam com o benefício. Para esse ano, a previsão é de que mais três escolas ganhem laboratórios de informática, possibilitando uma ferramenta a mais de aprendizado para seus alunos. A prefeitura também irá construir duas escolas no município. Uma na sede, com seis salas de aula, e outra no povoado Malhadinha.

SAÚDE: POÇO VERDE SE MOBILIZA CONTRA A DENGUE

Publicada: em 29/03/2009 no Jornal da Cidade

O governo do Estado está intensificando as forças tarefas contra a dengue. Desde a última terça-feira (24), Poço Verde está em forte mobilização no combate a endemia. Já foram deslocados para o município 126 agentes com o intuito de desenvolver um trabalho preventivo. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, 15 agentes municipais também realizam um trabalho intenso de visitas às residências, inclusive nos fins de semana, mas boa parte da população ainda insiste em não cumprir as recomendações dos trabalhadores. A equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) permaneceu no município até o dia 25. O secretário Municipal de Saúde, Ulisses Eduardo Silva Freitas, informou ainda que a Prefeitura disponibilizou toda a logística necessária para apoiar a equipe enviada pelo governo do Estado. “A Prefeitura ofereceu abrigos para os agentes de endemias e as refeições para os coordenadores do grupo. Estamos dando todo o apoio necessário para o bom andamento dos trabalhos. Agora, a população precisa se conscientizar mais sobre a doença. Há algumas reclamações de que os agentes fazem as visitas, encontram focos de dengue, recomendam a população e na semana seguinte, em nova visita, a situação está a mesma. Isso não pode acontecer”, disse Ulisses. O trabalho que está sendo feito pela Prefeitura de Poço Verde é bastante árduo, justamente por toda essa falta de consciência da população quanto aos riscos causados pela dengue. Em várias residências, as equipes de endemias têm encontrado focos com freqüência. Os proprietários são orientados, mas não seguem as dicas que são dadas pelos agentes. “Por esse motivo, vamos comunicar o fato ao Ministério Público Estadual (MPE), já que não podemos ser responsabilizados por isto. Além disso, estamos fazendo um trabalho intenso quanto à conscientização. Hoje, o município é considerado com médio risco de epidemia. Não queremos que aconteça um ‘surto’ em nosso município”, acrescentou Ulisses. Números Dados do Ministério da Saúde sobre a situação da dengue em Sergipe revelam que os depósitos domésticos de água são responsáveis por 85% dos focos de larvas do mosquito transmissor da doença. Os números são de 2008 e mostram que foram encontradas larvas em 261 depósitos de água (caixas, tambores, tonéis, poços, etc.), o que corresponde a 84,5%, 41 depósitos domiciliares (vasos, pratos, bromélias, ralos, piscina, etc.), igual a 13,3% do total, lixo (resíduos sólidos), apenas 2,3% das amostras. Diante do quadro, o secretário pede aos usuários que cubram os reservatórios com plásticos e panos e que eles sejam removidos somente durante a utilização da água. Pode-se evitar que o mosquito deposite suas larvas nas caixas d’água diluindo uma colher de água sanitária em cada litro do líquido armazenado. A lavagem dos recipientes vazios deve ser feita semanalmente. “É fato que falta água, mesmo assim a população precisa tomar estes cuidados. Dessa forma é melhor para todo mundo”, declarou o secretário.

sábado, 28 de março de 2009

PREFEITO TOINHO DE DORINHA TOMA POSSE COMO NOVO PRESIDENTE DA AMURCES



Tomou posse na tarde desta sexta-feira (27), como presidente da Amurces – Associação dos Municípios da Região Centro-Sul de Sergipe -, o prefeito de Poço Verde, Antônio da Fonseca Dórea (Toinho de Dorinha). O atual gestor substitui o ex-prefeito de Pinhão, Eduardo Marques. De acordo com o novo presidente, a meta desta gestão é levar para os 27 municípios que fazem parte da associação, melhorias e traçar estratégias para conquistar o desenvolvimento e o progresso.
“Nossa meta nos próximos dois anos é reestruturar a associação e levantar algumas discussões para resolver eventuais problemas que os municípios estão tendo, a exemplo do Piso Salarial dos Professores, reforma tributária, destino dos resíduos, através da implantação de uma usina de tratamento, unificar todas as associações (criação de uma federação) e criar um plano de previdência próprio. Apenas dois municípios em Sergipe possuem este plano de previdência, Aracaju e Tomar do Geru.
Quanto à unificação das associações de municípios, Toinho de Dorinha afirmou que esta é a melhor saída para fortalecer as cidades sergipanas. “Praticamente todos os municípios aqui no Estado têm os mesmos problemas e reivindicam as mesmas coisas. Por esse motivo, todos unidos chegam ao objetivo mais rapidamente. O nosso maior propósito é captar os recursos enviados pelo Governo do Estado para, dessa forma, realizar obras grandiosas que atendam as necessidades das comunidades”, afirmou Toinho de Dorinha.
O vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, compareceu à Cerimônia, representando o governador Marcelo Déda e não poupou elogios ao novo presidente da Amurces. “Toinho de Dorinha assume este cargo hoje porque se mostrou um prefeito atuante e com bom relacionamento com os demais gestores municipais. A expectativa agora é que ele consiga elevar o nome dos 27 municípios que fazem parte da Amurces e captar recursos para amenizar os problemas existentes. Existe a proposta de unificação das associações. Isso é muito bom. Todos os municípios sergipanos têm os mesmos problemas e juntos fica mais fácil fazer as reivindicações”, declarou Belivaldo Chagas.
O 2º vice-presidente da associação, Valmir Monteiro (PSC), prefeito de Lagarto, justificou sua participação na direção da entidade como forma de buscar, junto aos demais administradores, a união de todos eles com o objetivo de encontrar soluções comuns para os municípios. “Nosso interesse é desenvolver um trabalho em benefício dos municípios sergipanos”, disse.
Monteiro defendeu a idéia da criação de uma única associação, como forma de fortalecer o movimento municipalista no estado. Para o 2º vice-presidente, a atual situação financeira das prefeituras reforça a necessidade de união dos municípios. “Essa é a primeira vez que sou prefeito e estou vendo o quanto é difícil. O presidente Lula está fazendo festa com o dinheiro dos municípios, beneficiando as montadoras, e deixando as prefeituras numa situação difícil. Temos que estar unidos para tentar reverter esse quadro”, defendeu o prefeito de Lagarto.
A Amurces
A associação foi fundada em 24 de maio de 1989, e é composta por 27 municípios situados nas regiões centro-oeste e sul de Sergipe. A Amurces tem plena representatividade para defender os interesses institucionais, prestando assistência político-institucional, promovendo atividades dirigidas ao desenvolvimento tecnológico e social, estruturando e fortalecendo o movimento municpalista, garantindo a qualidade das informações para auxiliar no processo da administração pública municipal.

quarta-feira, 25 de março de 2009

SAÚDE: BRIGADA, UM VERDADEIRO EXÉRCITO CONTRA O MOSQUITO




A Secretaria de Estado da Saúde enviou para Poço Verde a brigada contra dengue. São 135 que se somaram aos 15 Agentes de Endemias do município juntos pecorrerão toda cidade e povoados nesta quarta e quinta-feira.
Os agentes foram recebidos pelo Secretário Municipal de Saúde Ulisses Eduardo e pelo Prefeito Toinho de Dorinha.
Em sua saudação o Prefeito parabenizou o trabalho da equipe e agradeceu ao Governador Marcelo Déda e ao Secretario de Estdao Rogério Carvalho pelo envio da equipe ao município de Poço Verde.

sábado, 21 de março de 2009

EDUCAÇÃO: SECRETARIA ENCERRA CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES




Terminou no início da tarde deste sabado, 21, a primeira etapa do curso de capacitação em educação inclusiva.

NOVAS COMPOSIÇÕES

No último domingo (15/03), na Câmara Municipal de Vereadores de Poço Verde, a Cooperativa de Crédito Rural de Poço Verde – COOPEC, realizou a sua primeira Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária. Dentre os pontos debatidos estavam a prestação de contas do exercício 2008, eleição dos novos membros dos seus conselhos de Administração e Fiscal, as parcerias e os projetos articulados pela cooperativa para a agricultura familiar da região, a destinação das sobras do exercício, além de fazer um balanço do seu primeiro ano de funcionamento e suas perspectivas para o ano de 2009.

A cerimônia teve início com a formação de uma mesa de representações políticas compostas por: José Carlos (Alemão) - presidente da COOPEC, Clérison Santana - Secretário da Base de Serviços das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária dos Estados de Sergipe e Alagoas – BASER - SE/AL, Paulo Roberto Caduda - delegado regional do SINTESE, Luciano Araújo e Rita de Cássia - representantes da Câmara Municipal de Vereadores de Poço Verde, Adisandro Pinheiro - representante da Câmara Municipal de Vereadores de Tobias Barreto, e Adinelço Vidal - secretário de agricultura do município de Tobias Barreto.

Fizeram-se presentes à assembléia da COOPEC 64% do seu quadro social, o que demonstra o interesse dos cooperados pelo desenvolvimento do cooperativismo na região.

O processo de constituição da COOPEC vem desde o ano 2000, quando agricultores se mobilizaram para criar uma cooperativa de crédito para melhor atender às demandas da agricultura familiar nos municípios de Poço Verde, Tobias Barreto e Heliópolis. Somente em janeiro de 2008 a cooperativa iniciou seus trabalhos e conta hoje com um quadro social de 57 cooperados, é membro fundadora da BASER SE/AL que assessora cooperativas de crédito e de produção dos Estados de Sergipe e Alagoas, e filiada à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – UNICAFES, que representa no cenário nacional, diversas cooperativas de todo o Brasil.

A COOPEC hoje conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Poço Verde, que mantêm as despesas de parte da sua estrutura e desempenha um papel de articulação política junto à outras esferas da administração pública, do Fundo para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar – FUNDAF, uma OSCIP que transfere recursos às cooperativas de crédito de Sergipe e Alagoas para o acesso ao microcrédito solidário, com a Cooperativa Central de Crédito da Bahia – ASCOOB, que monitora os índices das cooperativas filiadas e faz a centralização de recursos, e, negocia com o Banco do Brasil a consolidação da parceria para a utilização de serviços de correspondentes bancários e repasse de recursos do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Fagner Araújo - Dir. Presidente
Denilson Santos - Dir. Financeiro
Jocineide Jacó - Dirª. Adm.
Adinelço Vidal - Conselheiro
Clerison Santana - Conselheiro
José Carlos 1 - Conselheiro
José Carlos 2 - Conselheiro
CONSELHO FISCAL

Sebastião Nascimento - Titular
Roberto Caduda - Titular
Edilson Ferreira - Titular
Fideles Sales - Suplente
Arlindo Garcia - Suplente
Jackson Rocha - Suplente

sexta-feira, 20 de março de 2009

CULTURA: TRADIÇÃO FÉ DEVOÇÃO






O prefeito Toinho de Dorinha acompanhado da primeira Dama D. Edna participou ontem, 19, de mais das tradicionais manifestações religiosa do povoado São José a 12 km da sede.
Muita Fé, Devoção e Tradição e um único pedido chuva para região principalmente, era o que demonstrava cada participante da procissão em louvor a São José, cada ano que passa cresce o numero de fies que celebram com muito amor o dia de São José depositando nele a esperança de um bom inverno.
Participaram também da programação festiva, o dep. Estadual Wanderle Correia, vereadores, e secretários municipais.

JORNAL DA CIDADE FALA DA BARRAGEM DE SÃO JOSÉ

Barragem São José será inaugurada em maio

Publicada: 15/03/2009 no Jornal da Cidade

Depois de figurar nas páginas policiais como uma das obras da construtora Gautama, principal responsável pelo desfecho da Operação Navalha, a barragem São José, no município de Poço Verde, finalmente deve ser inaugurada em breve, mais precisamente em maio desse ano. A previsão é do prefeito Antônio da Fonseca Dórea, o “Toinho de Dorinha” (PSB), que conseguiu em Brasília anular a primeira licitação e iniciar um novo processo.
A obra havia sido suspensa há sete anos por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). Mesmo assim, uma parte dos recursos federais, somando R$ 2,5 milhões, foi liberada, e outra parte dele, cerca de R$ 700 mil, teria sido utilizada para a construção de um simples prédio. “Foi uma luta muito grande para conseguir retomar o projeto. Mas faço questão de afirmar que se não fossem o senador Antônio Carlos Valadares e o deputado Valadares Filho, a obra não seria reiniciada. Fomos várias vezes juntos falar com o então ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, e depois com o atual Geddel Vieira, para conseguir rever o convênio”, lembra o prefeito.
De acordo com ele, o governador Marcelo Déda também foi fundamental para que a construção fosse retomada. “O governo do Estado garantiu os R$ 300 mil para a fiscalização, pois sem ela não faríamos a obra, que é de suma importância para toda essa região”, frisa Toinho de Dorinha. Com 70% da população de aproximadamente 21.500 habitantes vivendo na zona rural, Poço Verde é o maior produtor de feijão de Sergipe e também se destaca na plantação de milho. Grande parte da renda vem das pequenas produções familiares, o que reforça a importância da construção da barragem, localizada no povoado São José. “É uma obra com inúmeras utilidades. Não só para o abastecimento humano e animal, mas também para o desenvolvimento do turismo rural, de projetos de irrigação e da piscicultura”, lista Toinho de Dorinha.
Segundo o engenheiro responsável pela construção, Lúcio Eduardo Aragão, o tamanho da barragem, em área horizontal, é de 70 hectares. “Sua capacidade de armazenamento é de 3,4 milhões de metros cúbicos”, explica.
Visita No último final de semana, o senador Valadares, o deputado federal Valadares Filho e o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, estiveram visitando a barragem São José, e ficaram satisfeitos com o andamento das obras. “Saímos daqui com a melhor impressão possível. É a segunda vez que visito a obra e estou cada vez mais impressionado com o seu tamanho e o benefício que irá proporcionar para a população de 20 povoados que circulam Poço Verde e até municípios da Bahia. Enfim, é uma obra com um aproveitamento social muito grande”, frisou o parlamentar.
Na opinião do deputado, assim que estiver cheia, as águas acumuladas pela barragem irão resolver o problema da falta d’água e dar maior tranquilidade aos agricultores. “Como aliado e amigo de Toinho, e apaixonado pelo povo de Poço Verde, estou muito encantado com essa obra. Isso mostra que quando há uma parceria política de verdade, com a prefeitura, o governo do Estado, o governo federal e parlamentares trabalhando juntos, o grande beneficiado é o povo”, avalia Valadares Filho.
Para o senador, a barragem “é uma obra monumental, que se volta para várias atividades econômicas.” Valadares considera o projeto fundamental para o desenvolvimento regional, contemplando, inclusive, dois Estados: Sergipe e Bahia, nos municípios de Fátima e Adustina. “Será também a revitalização do rio Real, pois a barragem vai captar as águas das chuvas, tornar perene o rio, e durante as secas o abastecimento vai ficar garantido. Não teremos mais aquela correria de carros-pipa porque a barragem se prestará à distribuição de água potável aos povoados vizinhos”, ressalta.
O senador destacou ainda outro investimento que está sendo realizado na região, dessa vez pelo governo estadual, que é a rede de abastecimento em 20 povoados de Poço Verde. “Trata-se de um projeto que começa no aqüífero São Sebastião, onde será retirada a água, e a construção de uma adutora para abastecer os povoados, inclusive o São José. É um investimento de R$ 2,2 milhões que, somados aos R$ 5 milhões do governo federal, representa mais de R$ 7 milhões aplicados só aqui em Poço Verde. São obras como essas que engrandecem qualquer governo”, salienta Valadares. A previsão é de que a rede seja inaugurada em outubro desse ano. Agricultura O secretário Paulo Viana vê na barragem São José uma obra fundamental, uma vez que proporciona recursos hídricos em uma área agricultável. “Poço Verde é constituído, basicamente, de pequenas propriedades, o que significa dizer que já existe uma reforma agrária, e o povo, que já tem uma tradição para o desenvolvi da agricultura, vai receber um grande impulso”, avalia. Segundo Viana, a barragem possibilita trabalhar com a agricultura irrigada, tornando Poço Verde um produtor de sementes selecionadas, “principalmente de feijão, já que existe uma dificuldade muito grande de aquisição de sementes no mercado”.
O secretário cita também a possibilidade de explorar o turismo rural na região. “Essa é uma atividade que a Secretaria, juntamente com outras instituições, a exemplo da Emdagro, tem buscado novas alternativas econômicas no interior de Sergipe, e o turismo rural pode ser um forte apelo para a geração de emprego e renda, propiciando uma consequente estabilidade para o sertanejo”, explica Paulo Viana.
Padre Melo Quem também visitou as obras foi o pároco de Tobias Barreto, padre Souza. Conhecedor da dura realidade do sertanejo, o sacerdote garante que a barragem é um sonho daquela população. Ele lembra que a sua idealização foi do padre Antônio Melo, que realizou um trabalho de evangelização na região por muitos anos. O projeto, inclusive, que consiste na construção de mais três barragens, leva o nome de Padre Melo.
“Andando por essas terras, e vendo o sofrimento do povo, padre Melo idealizou um projeto para armazenar água através de barragens. Dizem que dinheiro veio anos atrás para começar, mas depois sumiu. Graças a Deus e à atuação do senhor Valadares estamos vendo o projeto sendo reativado e recebendo recursos”, comemora padre Souza. O sacerdote espera que, funcionando, a barragem traga realmente mais igualdade na região. “Às vezes acontece que o grande monopoliza tudo e faz crescer a sua riqueza, quando os pobres ficam cada vez mais marginalizados, sem usufruir de qualquer benefício. Faço votos que, sobretudo, os pobres sejam realmente beneficiados com essa obra, e que a gente possa viver dias melhores, sobretudo na seca, ajudando a combater os seus efeitos”, afirma padre Souza.

quarta-feira, 18 de março de 2009

EXECUTIVO: PREFEITO TOINHO DE DORINHA PARTICIPA DE ENCONTRO






O prefeito Toinho de Dorinha, o secretário de Agricultura Ademi Oliveira, participam, 17 e 18, do encontro do Território do Sertão Ocidental.
O Território da Cidadania do Sertão Ocidental (SE), com 4.224,50 quilômetros quadrados, é formado pelos municípios de Carira, Frei Paulo, Macambira, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Pinhão, Poço Verde, Ribeirópolis, Simão Dias, São Miguel do Aleixo e Tobias Barreto.
Com 170.542 habitantes, dos quais 74.101 (43,45%) vivem na área rural, o IDH médio do território é 0,60. O Sertão Ocidental sergipano tem 17.959 agricultores familiares, 788 famílias assentadas e uma comunidade quilombola.
No território Sertão Ocidental foram previstas para o ano de 2008 um total de 68 Ações com a atuação de 13 ministérios que integram o Programa Territórios da Cidadania, com valor previsto de R$ 134.692.235,48. Até 31/12, 65 ações foram executadas ou estão em execução, com a aplicação de R$ 111.308.100,24.
Este conjunto de ações será realizado pelo Governo Federal neste Território ao longo de 2009. Além da adesão de novos municipios, novas ações foram debatidas durante o encontro do colegiado territorial que termina nesta quarta, 18.
O encontro acontece em Simão-Dias além de Prefeitos, Secretarios Municipais participam também representantes de entidades e dos governos Federal, Estadual, Municipal e da sociedade.

EXECUTIVO: PREFEITO PARTICIPA DE NOVENARIOS







O prefeito Toinho de Dorinha participou da novena e missa em louvor a São José, no povoado cujo o nome é o mesmo do santo, na noite da última, segunda-feira, 16, celebrada por Dom Marcos Eugênio a missa reuniu dezenas de fies na igreja local. A programação da noite homenageou funcionários públicos. Os novenários terminam nesta quarta, 18, na quinta, 19, no encerramento a programação é festiva.

19/03 – DIA FESTIVO –
5:00 h Alvorada
10:00 h: Batizados
15:00 h – Missa solene
16:00 h – Procissão e benção do Santíssimo Sacramento.

segunda-feira, 16 de março de 2009

PREFEITO: UNINDO FORÇAS



O prefeito Toinho de Dorinha é o novo presidente da Associação dos Municipios da Região Centro Sul de Sergipe. A eleição aconteceu na manhã desta segunda-feira, na sede da Amurces sede da associação em Aracaju.
Sua principal disposição para ocupar a função é trabalhar pela integração dos municípios da região e ampliar a discussão em torno da criação de uma só associação de municípios.
“Defendo essa tese porque acredito que uma só entidade fortalece o movimento municipalista”, explica. Para Toinho, a associação deve funcionar como uma entidade complementar das administrações municipais, principalmente aquelas que não dispõem de uma boa receita. “Muitas prefeituras não têm suporte técnico para bancar um projeto ou contratar um bom escritório de advocacia para defender uma ação específica. Nosso objetivo é oferecer esses serviços através da associação”, diz o prefeito.
Toinho de Dorinha pretende levantar outra questão fundamental: a divisão dos investimentos com o interior. Ele reconhece que o governador Marcelo Déda, através da implantação da política dos territórios, já iniciou esse processo, mas entende que é preciso avançar mais. “Ainda existe uma concentração na Grande Aracaju. Vamos buscar o governo para estabelecer uma política integrada. Anteriormente, por exemplo, tínhamos as emendas coletivas por região, e esse é um pleito que buscaremos junto ao governador e à bancada sergipana em Brasília”, diz o prefeito.

EDUCAÇÃO: EM AÇÃO

Secretaria de Educação iniciará nesta terça-feira, uma capacitação para professores da educação inclusiva. Aguarde matéria completa.

Continua as negociações sobre o piso salarial para os professores da rede municipal de ensino.

Termina nesta sexta-feira dia 20, o prazo para as inscrições no Pro Jovem Urbano.

quarta-feira, 11 de março de 2009

TODOS UNIDOS



Fotos da mobilização de combate a dengue realizado pelas secretarias de saúde e obras do municipio.

Nos ultimos dias o trabalho se prolonga por toda semana.

Outras informações acesse o site oficial da campanha http://www.combateadengue.com.br/.

segunda-feira, 9 de março de 2009

POÇO VERDE É 10 DENGUE É ZERO




As secretarias municipais de saúde e de obras e urbanismo de Poço Verde iniciaram na manhã desta segunda-feira, 09, de março uma grande mobilização de combate a Dengue em nosso município funcionários das duas secretarias formaram um verdadeiro exército que começou pelo bairro do Cruzeiro, o trabalho de limpeza publica como a retirada de entulhos em quanto que outros catavam o que poderia acumular água as ações se prolongará durante toda esta semana.
Tudo começou devido a uma convocação do prefeito Toinho de Dorinha que reuniu todos os secretarios e pediu o empenho de todos no combate a dengue no município. O assunto foi tema durante de reunião realizada na tarde da última quinta-feira, 05, na câmara de vereadores onde se fizeram presentes o prefeito Toinho de Dorinha vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada e de alunos das escolas publicas municipais e estaduais. É um trabalho que não depende apenas do poder publico mais de toda população todos podem participar e contribuir.

OBRAS: TOINHO DE DORINHA, VALADARES E VALADARES FILHO VISITAM OBRAS






O Senador Antônio Carlos Valadares, o deputado federal Valadares Filho e o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, visitaram ontem, 8, as obras da barragem localizada no povoado São José, em Poço Verde. Eles estiveram acompanhados do prefeito Antônio da Fonseca Dórea, o Toinho de Dorinha, todos do PSB. Os visitantes ficaram satisfeitos com o andamento dos trabalhos e receberam a notícia de quem em maio, caso não haja nenhum empecilho natural, a obra estará pronta.
A barragem, que terá capacidade de armazenar 3,4 milhões de metros cúbicos de água, será utilizada para abastecimento humano, animal e para a agricultura irrigada. “Foi uma luta grande, mas graças ao empenho do senador Valadares e do deputado Valadares Filho, conseguimos regularizar a obra, que estava parada por determinação do Tribunal de Contas da União, e realizar uma nova licitação. Com certeza Poço Verde será outro município quando a barragem estiver com sua capacidade máxima”, garante Toinho de Dorinha.
Ainda no povoado o Senador fez questão de tirar uma foto em cima de um trator adquirido pela prefeitura através de uma emenda de sua autoria, a prefeitura fará um comodato junto a Associação de Desenvolvimento Comunitario Boa Esperança.
Na comitiva também estavam Pe. Souza, os prefeitos de Tobias Barreto Dílson de Agripino, e Erivaldo Oliveira de Pinhão, além de secretários municipais e vereadores.

sábado, 7 de março de 2009

EDUCAÇÃO: ATIVANDO


A secretaria municipal de educação iniciou nesta quinta, 05, um Curso de Capacitação da Escola Ativa 2009 aos professores. O evento acontece no Barracão Cultural no período de 05 a 07 de março.

sexta-feira, 6 de março de 2009

AÇÃO SOCIAL: CURSOS SERÃO DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DO CRAS



A secretaria municipal de Ação Social reuniu na ultima quarta-feira, 4, na sede do sindicato dos trabalhadores rurais, representantes de 135 familias cuja as mesmas participam do ASEF, Programa de Ações Sócias Educativas as familias são beneficiadas aquelas familias que tem filhos matriculados em creches municipais. De acordo com Tereza Angélica Assistente Social do municipio a secretaria tem interresse de iniciar o quanto antes dois cursos beneficiando cerca de 40 pessoas, o de Sandalaias Macramê, são sandalias ornamentais e que estão fazendo o maior sucesso no mercado e o de corte e costura, as participantes deverão fazer um cadastro a partir desta segunda, 09 na sede da secretaria de Ação Social. Em abril outros cursos serão ofertados. "Não por ser só um programa mais a prefeitura ela tem se dedicado e muito na questão de algo que estimule principalmente as mulheres a participar, aprender e a praticar, formando novos horizontes para a família e quem sabe trabalho e renda basta querer ", Concluiu Tereza.

quinta-feira, 5 de março de 2009

EDUCAÇÃO: PROJETO ESTIMULA A LEITURA




Na manhã da última quarta-feira, 4, nos educadores sociais e professores participaram de um encontro cujo objetivo era conhecer a metodologia do projeto Baú de Leitura e seus benefícios. De acordo com Sanadia Santos do Centro Dom José Brandão de Castro, entidade que acompanha o projeto no Estado, Poço Verde é referencia internacional quando se fala no Baú de Leitura, “aqui já foram desenvolvidas importantes ações que tem dado resultados positivos, nossa luta agora é tornar o projeto em política publica”.
Em 1999, o MOC – Movimento de Organização Comunitária3, incentivado pelo
UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância e inspirado pela experiência de
leitura lúdica e crítica com indígenas do Centro Cultural Luís Freire, em Recife, deu início ao Projeto Baú de Leitura. O Projeto Baú de Leitura começou como instrumento de incentivo à leitura dentro do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, visto que é desenvolvido também na região semi-árida da Bahia desde 1997, especificamente na região do sisal, onde havia altos índices de trabalho infantil e o acesso a livros é muito raro.Garantir o acesso a livros literários às meninas e meninos de escolas municipais do Semi-árido baiano é o intuito do Projeto Baú de Leitura, do Movimento de Organizações Comunitárias (MOC), de Feira de Santana na Bahia. “Outro objetivo é praticar uma leitura de forma prazerosa, lúdica e contextualizada com estas crianças e adolescentes, ou seja, estimular o gosto duradouro pela leitura”, completa Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do MOC. Vera conta que, antes do Projeto, o contato das crianças da região com a leitura era “obrigatório, forçado, apenas para decodificar” e não proporcionava o gosto permanente pelo gesto de ler. Então, para construir novos hábitos de leitura, os livros dos baús trazem histórias infantis que abordam temas da realidade das crianças e adolescentes do Semi-árido e estimulam a criatividade e auto-estima. Desta maneira, o Baú de Leitura se insere na proposta da Educação Contextualizada para Convivência com o Semi-árido. “Os livros são selecionados para possibilitar uma contextualização com a região. Os debates, a valorização do ecossistema, da cultura do Semi-árido, da poesia, do teatro, da música, do jeito de ser e viver no Semi-árido”, diz Vera. As temáticas trabalhadas no projeto são: identidade, meio-ambiente, cidadania, com o foco nas questões locais, vividas e bem conhecidas pelos (as) educandos (as). A importância da cultura do Semi-árido é tratada de forma a valorizar a mesma e os temas de Meio Ambiente, por exemplo, enfatizam o cuidado, a preservação, a integração sustentável do ser humano como parte deste meio.
Em Poço Verde o projeto é coordenado por Nanci Oliveira e Rosilene Alves com o apoio das Secretarias de Educação e Ação Social.

terça-feira, 3 de março de 2009

SAÚDE: CAPS TERRAS DO MEU SERTÃO


O grupo operativo acontece todo início de semana nele os usuários trazem conteúdo significantes de acontecoimentos do fim semana é o espaço terapeutico que acontece entre usuários e o psicologo Cloves Henrique.