quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Poço Verde recebe Polo do Pré-Universitário


O 37º Polo Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação (Preuni/Seed) foi implementado na cidade de Poço Verde, no agreste sergipano. Os municípios vizinhos também terão mais uma oportunidade de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Nomeado João de Oliveira, o Polo do Preuni está instalado no Colégio Estadual de mesmo nome, e teve sua aula inaugural na sexta-feira, 21, quando passou a funcionar em um novo espaço, cedido pela administração municipal.
Resultado de uma parceria entre a Seed e a prefeitura de Poço Verde, o novo Polo do Preuni já conta 85 estudantes matriculados.
"Preparamos uma proposta pedagógica diferente para o Polo João de Oliveira, tendo em vista a proximidade do Enem", afirmou o diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Fábio Leite, ao explicar o modelo de intensivão que será executado durante as 11 semanas que antecedem o Exame.
A conquista da instalação do 37º Polo é fruto também da reivindicação do prefeito de Poço Verde, Thiago Dórea, que em algumas oportunidades solicitou melhoras para a Educação do município ao secretário da Educação, Jorge Carvalho.
"Reivindicando melhorias, o prefeito conseguiu benefícios importantes junto à Seed, como esse Polo que acabamos de inaugurar", afirmou Jorge Carvalho, durante a solenidade da Aula Inaugural.
O secretário ressaltou também o compromisso dos 10 professores que se colocaram a disposição para trabalhar no Polo. "Isso demonstra o interesse de avançar e progredir e cria a oportunidade de iniciar um sonho para esses estudantes, que é chegar ao ensino superior", salientou.
Investimentos
Para o funcionamento do Polo do Preuni, a Seed fez um investimento inicial de R$ 150 mil, e dispensará para custeio mensal outros R$ 30 mil.
A partir da última sexta-feira, 21, as aulas do Polo estão acontecendo num auditório cedido pela Prefeitura de Poço Verde. O local foi totalmente reformado para receber os alunos do Preuni e conta com climatização de ar e espaço arejado, proporcionando conforto aos estudantes.
"Buscando alternativas conseguimos um espaço adequado para as aulas do Preuni, e só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pela administração municipal e por técnicos da Seed, que competentemente conseguiram viabilizar essa iniciativa", afirmou o prefeito da cidade, Thiago Dórea.
Coordenadora do Pré-universitário da Seed, Gilvânia Guimaraes apresentou alguns dados do Programa. De acordo com Guimaraes, o Preuni já está presente em 26 municípios, distribuídos em todas as regiões do Estado, e atende a mais de 5.000 alunos.
"Aqui no Polo João de Oliveira a Seed entra com o material didático fornecido aos alunos e professores, como também com o fardamento e com a proposta pedagógica", disse a coordenadora do Preuni, salientando que os alunos precisam agora "frequentar, estudar e brilhar".
Satisfação
Afirmando que antes estudava sozinha para fazer as provas do Enem e tentar uma vaga no curso de Educação Física, a estudante matriculada no Polo em Poço Verde, Raniele Souza, aprovou a iniciativa.
Segundo ela, "há agora uma grande uma oportunidade para estudar melhor para as provas, adorei!", disse a estudante.
Inscrita pela terceira vez no ENEM, a estudante Franciele Souza Fontes irá pleitear uma vaga no curso de Fisioterapia na UFS, e para reforçar os estudos matriculou-se no Polo João de Oliveira.
"Foi ótima para mim essa oportunidade de estudar para as provas do ENEM, com professores gabaritados e dedicados à ensinar-nos", declarou Franciele, lembrando ainda que vai continuar estudando em casa.
Convidado a representar toda a turma na Aula Inaugural, João Mark ainda não tem certeza sobre qual curso vai pleitear uma vaga, mas tem uma certeza: "nós somos capazes e vamos brilhar!", sentenciou o estudante.
De acordo com Mark, a iniciativa coloca à disposição dos estudantes da região do município de Poço Verde uma excelente forma de preparação para o ENEM. "Agora cabe a nós estudarmos, parabéns a todos os responsáveis por essa iniciativa", disse João, aluno do 3º ano no Colégio Estadual João de Oliveira.
http://agencia.se.gov.br/noticias/educacao/poco-verde-recebe-polo-do-pre-universitario


Nenhum comentário: